Aspectos Textuais
A abordagem tradicional é uma das mais utilizadas no ambiente educacional, só que a maioria dos detentores dessa abordagem não se dão conta de que estão utilizando, pois fazem sem nem se dar conta, ás vezes está tão fixado, tão enraizado, que não conseguem identificar, não que utilizem cem por cento, ou a todo momento, mais sempre resgatam algo dessa abordagem em suas salas de aula, ou até mesmo seminários acadêmicos entre outros. Alguns escritores se posicionam positivamente ou negativamente sobre essa abordagem, pois foi através dela que possívelmente surgiram as outras abordagens.
Lógico que tem aspectos que podemos efetuar mudanças, como por exemplo, o professor ser o único a saber de tudo e somente ele transmitir conhecimento, o aluno de uma forma geral e individual tem sempre algo a acrescentar, seja pela experiência, por alguma situação que ele já tenha vivenciado ou tenha um conhecimento prévio de determinado assunto.
O aluno nessa abordagem é tratado como se fosse uma máquina, e o seu único objetivo é de ter uma formação intelectual, que ao meu ver tem alguma coisa um pouco parecida na atualidade, muitos dos alunos não querem receber informações ou conhecimentos, se conseguirem seus diplomas já estão por satisfeitos. Algumas vertentes dessa abordagem possui uma visão individual, o que pode dificultar no futuro desses alunos, pois os mesmos vão precisar trabalhar em grupos, e não saberam lidar com tal situação.
Por vários motivos não podemos de forma alguma descartá-la definitivamente das nossas técnicas de ensino, e práticas dessa abordagem em alguns aspectos são totamente necessário, obviamente que podemos adequar alguns aspectos, ou tentar acresentar uma vertente nova, o que importa é que nosso aluno consiga assimilar o contéudo e consiga alcalçar seus objetivos.