Aspectos historicos e textuais da lingua portuguesa
Variedade em sala de aula nas diversas maneiras de falar do aluno exige muitas reflexões por parte de todos os profissionais da escola especialmente dos professores da língua materna, apesar dos estudos que vem sendo desenvolvidos.
Não sendo observada a devida atenção a influencia da diversidade linguística no educacional.
Essa influencia requer uma perspectiva da língua como um conjunto sistemático e ao mesmo tempo heterogêneo aberto, flexível, ou seja, como um conjunto de falantes.
A escola precisa ter ponto de partida às variedades linguísticas utilizadas pelos alunos.
Muito estudo do ensino da língua portuguesa especialmente nas escolas publica tem revelado a necessidade de reorientação da pratica pedagógica em virtude dos resultados do insucesso escolar.
Manifestação pelos erros de leitura que provocam dificuldades de leitura que barreiras na aprendizagem de outras disciplinas pelas produção escrita dos alunos e das manifestações orais que exigem a utilização de um estilo mais monitorado de linguagem.
Podemos observar o quanto à cultura do erro é disserminada ingenuamente no espaço de escola, sons imagens e mídia, distorção linguística que alimenta preconceito entre falantes da mesma variedade, aluno aprende a ver erros.
Temos que prestar muita atenção, ainda prevalece na escola um discurso, e uma das maiores consequência disso refere-se ao receio que os alunos têm de falar em sala de aula com medo de não saber se expressar e for ridicularizado, e saem da escola com a certeza de que não sabem nem falar e escrever.
Temos que acreditar que o pedagógico precisa repensar de forma que predomine o respeito ao cidadão.