Aspectos sociológicos e antropológicos da infância no brasil
Campus Tijuca
Disciplina: Aspectos Sociológicos e Antropológicos da Infância no Brasil
Professora: Fernanda Canavêz
Tema: Maus tratos e atuação do profissional de psicopedagogia diante desse tipo de situação.
Explique os diferentes tipos de maus tratos e aponte como deve proceder o profissional de psicopedagogia diante desse tipo de situação.
De acordo com o que prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei n° 8.069, de 13 de Julho de 1990, art. 227), é dever da família, da sociedade, e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Todos, em especial, quem atua diretamente com crianças e adolescentes, como os profissionais de psicopedagogia precisam estar mobilizados e atentos na defesa das crianças e adolescente como sujeitos de direitos, rompendo com silêncio e promovendo a conscientização das políticas públicas.
Negligência
O Artigo 5° do ECA tem a seguinte redação: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais”. Os princípios fundamentais da proteção à criança são: lazer, alimentação, família, educação e saúde. Viver em família é a melhor solução para a prevenção de distúrbios de desenvolvimento físico, emocional e cognitivo. Infelizmente, cada vez mais estamos vivenciando casos de negligência e é como se estivéssemos revivendo a situação original de abandono, onde a criança ou