Conhecimentos Sociologicos
Toda seleção curricular é marcada por determinantes fatores culturais, sociais e políticos, eles podem ser analisados sozinho para efeito de estudo, mas se encontram juntos no social. São fundamentais na discussão da pluralidade cultural, pois abrem compreensão e interação entre fenômenos de diferentes naturezas. Atuando em campo social, marcado pela exclusão da população, a escola pode fortalecer quanto mais ela for aos problemas que existem na estrutura socioeconômica, nas relações de denominação, e qual o papel de desempenho nesse processo. Embora tenha sido muito importante o papel de mecanismo de denominação e exclusão, cabe lembrar que potencializar suas possibilidades de resistência e transformação da prática dos educadores. Os conhecimentos sociológicos nos dão uma visão de como as diferenças étnicas, culturais e regionais não pode ser reduzida a dimensão econômica.
Conhecimentos Antropológicos:
Há relação em diferentes grupos e sociedades humanas que não se explicam pelo socioeconômico nem se reduzem a estados afetivos e psicológicos. Como por exemplo, a relação do ser humano com o sagrado, o mágico e o sobrenatural. A antropologia é o estudo das alteridades, se afirma o reconhecimento de cada cultura, por se tratar do que é exclusivamente humano. Cada cultura tem sua historia. A cultura é o conjunto de códigos simbólicos, nele o individuo é formado desde a sua concepção, nesse mesmo código durante a infância aprende os valores do grupo, e mais tarde é introduzido nas obrigações da vida adulta.
Linguagens e Representações:
Trata-se de lidar com diferentes linguagens que abrem a possibilidade de expressão para além do verbal. Permitirá o entendimento de diferentes códigos lingüísticos, de diferentes manifestações culturais e sua compreensão no campo educacional. Tratando da temática das línguas, abrem-se muitas possibilidades de transversalização com a Língua Portuguesa.
Conhecimentos Populacionais
Os conhecimentos populacionais