Recreação e lazer
[pic]
HISTÓRICO
► Pré-história - homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça ou a habitação de uma nova caverna ►Alemanha - Basedow - "philantropinum" atividades intelectuais = físicas
Froebel - Jardim de infância jogos
Parques de recreação - crianças - adultos - todas as idades
► E.U.A - Parque infantil - Playgrounds – prédios escolares
► Brasil - Rio Grande do Sul - Frederico Gaelzer - Praças recreação pública
São Paulo - Nicanor Miranda - Clube de menores operários
Rio de Janeiro - Preparação de pessoal - atividades - escolas primárias
REFLEXÕES
A recreação exige amplo e profundo conhecimento dos fundamentos, para a perfeita adequação de suas técnicas. O binômio interesse - prazer ou prazer - interesse, dependendo da posição filosófica e, consequentemente, psicológica que cada qual adote, merece especial relevo no estudo e eleição das técnicas que devam ser empregadas no desenvolvimento do programa recreativo.
● Para identificar a recreação como atividade e buscarmos, paralelamente, sua fundamentação filosófica e científica, vamos encontrar basicamente dois fatores interveniente: interesse e prazer.
● O interesse é sempre um sintoma de necessidade psicológica ou fisiológica.
● O prazer, tanto pode ser visto como efeito, conseqüência, resultante de realização da atividade desejada, como pode também ser visto como causa que impele o indivíduo a buscar a atividade de que necessita, para completar-se para aperfeiçoar-se.
● A recreação como função do lazer engloba, em sua ação, todas as faixas etárias, como meio para o desenvolvimento pleno do indivíduo.
● Recreação engloba uma atitude de recriação: de algo ou de si mesmo. No sentido pleno do seu significado, e não como simples diversão, leva o homem à busca de oportunidades de conhecer a si próprio, voltando-se para o seu ego, seus interesses e necessidades interiores, obtendo prazer e realizando-se pela própria experiência,