aspectos profilaticos 1
Karynne de Souza Fernandes – 2014100467
Thamara Souto Lima – 2010220686
Thamires Martins P de Freitas - 2014122844
As lesões do esporte
A lesão é um acometimento indesejável e desagradável na vida do atleta. Mas é, infelizmente, um mal de todos os atletas, profissionais ou amadores. A lesão pode vir acompanhada de dor, desconforto e até mesmo a incapacidade de continuar treinando. As lesões mais comuns na prática esportiva são os entorses, contusões, luxações, fraturas, distensões, cãibras e tendinites. Todas essas lesões podem ser em consequência de traumas ou trabalho excessivo da musculatura, afetando significativamente os músculos, tendões e estruturas ósseas na região acometida.
As lesões mais comuns em jogadores de vôlei são:
- Na coluna: Lombalgia crônica é a lesão de sobrecarga mais comum nos atletas de voleibol e resulta da grande força do estiramento dos músculos e ligamentos paravertebrais;
- No ombro: Lesão de sobrecarga que causa inflamações na região do manguito rotador (grupo de músculos e tendões que age para estabilização), principalmente a bursite e tendinite; Ruptura do manguito rotador; Entorse e luxação na clavícula;
- Nas mãos: Entorse nos dedos; Luxações nos dedos; Rupturas de ligamentos e tendões; Fratura das falanges e metacarpos; - No joelho: Lesões nas articulações; Entorse; Tendinite na rótula; Luxação e fratura da rótula; Ruptura do ligamento cruzado anterior.
- No tornozelo: Trauma nas articulações; Entorse; Lesões nos ligamentos e na cartilagem articular.
Fratura
É a quebra de um osso causada por uma pancada muito forte, uma queda ou esmagamento. Há dois tipos de fraturas: as fechadas, que, apesar do choque, deixam a pele intacta, e as expostas, quando o osso fere e atravessa a pele. As fraturas expostas exigem cuidados especiais, portanto, cubra o local com um pano limpo ou gaze e procure socorro imediato.
Entorse
É a torção de uma articulação,