Atps de Geotecnia
Engenharia Civil
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Geotécnia – Etapa 1
Nomes
Gabriela M. Souza
Taubaté, 08 de Abril de 2015
ETAPA 1
Aula-tema: Origem e formação dos solos.
Esta atividade é importante para que você compreenda as estruturas geológicas distintas que compõem o Brasil: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos de origem vulcânica. As variedades de solo existentes em nosso País derivam dessas estruturas, que são fatores determinantes das características geotécnicas dos solos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Pesquisar sobre este tema na bibliografia disponível e/ou nos sites especializados em Geologia, como Serviço Geológico do Brasil, Sociedade Brasileira de Geologia e IBGE, entre outros, coletando informações sobre os tipos de solos quanto à origem, assim como a descrição dos tipos de solos nas diversas regiões do País.
É novo o estudo do solo brasileiro, o inicio foi em 1875, se firmando como ciência em meados do século XX, caso ocorrido não por falta de interesse pela ciência da geotécnia mas sim, por falta de auxilio dos governos. Todo o solo, por definição tem sua origem de formação através de intemperismos físicos e químicos.
E falando em um país como o Brasil, com locais com diferenças de geológicas e geográficas distintas devido a sua posição global e dimensão continental, iremos definir os solos mais comuns e os específicos a cada região em todo território nacional.
Origem dos Solos
Três estruturas geológicas dão origem ao solo brasileiro: escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. Com cerca de 500 milhões de anos, os Escudos Cristalinos, são formações geológicas muito antigas, em sua constituição temos diversos recursos minerais metálicos e não metálicos, temos três escudos cristalinos, o das Guianas, do Brasil Central e do Atlântico, eles são responsáveis por tornar o