Aspectos administativos comuns nas organizaçoes
Todas as instituições são organizadas e têm uma dimensão administrativa em comum.
Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações:
a- Quanto aos objetivos. As organizações não vivem para si próprias, mas são meios, são órgãos sócias que visam a realização de uma tarefa social. A sobrevivência, o objetivo típico da espécie biológica não é um objetivo da organização. O objetivo da organização está fora dela, e é sempre uma contribuição especificada para cada indivíduo e a sociedade. b- Quanto a administração. Todas as organizações são diferentes em seus objetivos, em seus propósitos, mas são essencialmente semelhante na área administrativa. Todas elas exigem uma reunião de muitas pessoas que devem atuar em conjunto e se integrar em um empreendimento comum. c- Quanto ao desempenho individual. É o campo onde há menor diferença entre as organizações. O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações.
Eficiência e eficácia Cada organização deve ser considerada sobe o ponto de vista de eficácia e de eficiência, simultaneamente. Eficácia é uma medida de alcance de resultados, enquanto a eficiência é uma medida da utilização dos recursos nesse processo.
Uma empresa pode ser eficiente em suas operações e pode não ser eficaz, ou vice-versa. O ideal seria uma empresa igualmente eficiente e eficaz, a qual se poderia dar o nome de excelência.
Princípios Básicos de Organização
A organização consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são:
1. Divisão do trabalho
2. Especialização
3. hierarquia.
4. amplitude administrativa 1. Divisão do trabalho
O objetivo imediato e fundamental de toda e qualquer organização é a produção de bens ou de serviços. Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do