asdf
27/10/2011
Muito tem se escrito, falado e discutido sobre o Mix de Marketing ou composto de Marketing como é mais comumente denominado. Os famosos 4 Ps geram milhões de páginas como resultado de uma simples busca no Google. Só aqui, no Portal do Marketing, temos dezenas de artigos sobre o assunto.
O motivo é claro: o Composto de Marketing, ou os 4 Ps são a base para uma estratégia de Marketing. Tentar não usar o modelo em uma estratégia de Marketing é navegar em águas turvas. Equivale a uma empresa querer alcançar seus objetivos sem o devido plano.
A comunicação da empresa, entretanto depende de outros fatores que podem ou não estar ligados à área de Marketing. Setores como Trade Marketing, Relações públicas e Publicidade e Propaganda, geralmente, em grandes empresas, apresentam liberdade entre suas ações. Isso acaba ocasionando um conflito de ações que pode ocorrer devido a cada área dar os tiros para onde acreditam que devem, na maioria das vezes não unindo esforços.
Quando falamos em Mix de comunicação, ou composto de comunicação, o objetivo é exatamente o de concentrar os esforços de todas as áreas que de alguma forma se comunicam com o mercado. Atualmente são considerados como elementos do Mix de comunicação as seguintes ações (independente de qual departamento seja o responsável pelas mesmas na empresa):
-Publicidade e Propaganda
- Promoção de Vendas (ou Trade Marketing)
- Relações Públicas
- Venda Pessoal
- Marketing Direto
- Materiais Educativos
- Design Corporativo
- Web Marketing
Cada uma contempla o seu próprio plano, mas o objetivo do Mix de Comunicação é exatamente que todos convirjam a um único objetivo, evitando desperdícios de verbas e ações.
A tabela abaixo apresenta algumas das ações previstas para cada elemento ou fator do Mix de Comunicação.
Publicidade e Propaganda
Promoção de Vendas
Relações Públicas
Venda Pessoal
Marketing Direto
Materiais Educativos