asdf
DESTILAÇÃO POR ARRASTE DE VAPOR
OBJETIVOS: Introduzir a técnica de destilação como método de purificação de substâncias químicas. Isolar substâncias de ocorrência natural por destilação por arraste de vapor.
INTRODUÇÃO:
Podemos separar substâncias de pontos de ebulição diferentes por técnicas de destilação. No processo de destilação a mistura de substâncias a serem destiladas é aquecida lentamente até que entre em ebulição. Dependendo dos componentes a serem destilados é possível que os vapores assim gerados sejam constituídos principalmente da substância mais volátil que, por meio de um trocador de calor (condensador), pode ser condensada em um líquido purificado isento das substâncias menos voláteis.
Para efetuar a separação de solventes contendo substâncias não voláteis (água p.e.100oC a 1atm e cloreto de sódio) ou substâncias que diferem de ponto de ebulição de 40 a 50oC podemos proceder a uma destilação simples. Nos casos onde as substâncias a serem separadas diferem menos de 40 a 50oC devemos fazer uma destilação fracionada. Em uma coluna de fracionamento um gradiente de temperaturas impede a passagem dos vapores de substâncias menos voláteis enquanto que substâncias mais voláteis passam pela coluna. (De um modo muito simplificado uma destilação fracionada seria como múltiplas destilações simples rendendo um produto destilado mais puro. À medida que a destilação das frações mais voláteis é conseguida trocamos o frasco coletor do destilado e fornecemos mais calor a mistura a ser destilada, sendo então coletadas frações mais pesadas da amostra. A aparelhagem é mostrada a seguir. Em uma refinaria de petróleo coletamos frações de diferentes temperaturas de ebulição em diferentes alturas da coluna de fracionamento sendo o processo porem semelhante já que do mesmo modo que existe um gradiente de temperaturas na coluna existe também um gradiente de misturas de vapores com diferentes