Natação
2. O que é o salto ornamental?
3. Historia dos saltos ornamentais
4. O saltador
5. Regras:
-Tipos de saltos
-Posição dos saltos
-Julgamento dos saltos
6. Como é constituído os locais onde são feitos os saltos ornamentais?
7. Conclusão
8. Bibliografia
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Educação Física, devido à impossibilidade de avaliação prática as aulas de natação. Escolhi este tema sobre saltos ornamentais pois é uma modalidade da natação que acho muito bonita e diferente. Na minha opinião é uma modalidade muito difícil e perigosa, em que é preciso muita atenção, coragem, habilidade e autoconfiança.
O salto ornamental é uma modalidade da natação, que consiste um conjunto de habilidades para se saltar para a água através de um trampolim ou de uma plataforma elevada e que realiza uma série de movimentos acrobáticos e estéticos. São realizados saltos simples e até saltos mortais ou de piruetas, em que o saltador tem que controlar o seu corpo e os seus movimentos. Os saltos variam entre 3 aos 10 metros de altura. O vencedor é sempre aquele que conseguir obter o maior número de pontos em sua apresentação.
Os saltos ornamentais têm origem na Grécia Antiga. Os moradores do litoral da Grécia Antiga saltavam de rochedos para o fundo do mar. Porém, os saltos ornamentais não chegaram a integrar os Jogos Olímpicos da Antiguidade na Grécia de 776 a.C. a 394 d. C. Em 1600, os países mais ao norte da Europa começaram a utilizar essa modalidade de uma forma mais séria. Contudo, foi no século XIX que os saltos ornamentais ganharam alguma importância, especialmente nas cidades situadas junto ao mar Báltico e mar do Norte (Europa). A partir deste período tornou-se hábito a prática por influência da natação que neste momento era muito valorizado. O primeiro registro oficial de provas de saltos aconteceu na Inglaterra em 1871, onde