trabalho em grupo 3 sem
REFERÊNCIAS …………………………………………………………………………….12
1 INTRODUÇÃO
A empresa que estudaremos a seguir nos ajudará a compreender de forma mais clara cada uma das disciplinas abordadas neste período.
A empresa Sommerhauzer Company que tem como proprietário o empresário Nilton, tem como um grande desafio coordenar pessoas, tomas inúmeras decisões burocráticas, administrar o tempo, atender ás expectativas dos familiares, funcionários e clientes, com uma empresa jovem já posicionada entre as 10 maiores importantes do segmento de cerâmica.
2 DIREITO EMPRESARIAL No caso em tela, a empresa pode optar por uma recuperação judicial, regulada pela lei 11.101/2005 Neste caso, ocorrerá uma maior intervenção judicial e o devedor deverá apresentar um plano de recuperação judicial e irá negociá-lo com os credores reunidos em assembleia.O devedor deverá ser um bom negociante. Os credores poderão rejeitar o plano de recuperação, propondo ou não alterações. No primeiro caso o devedor se submete a aceitá-las, pois, caso contrário, poderá ser declarada sua falência se as modificações não forem abusivas, como ocorre de forma geral. Porém, quanto a natureza dos créditos tributários, existe uma exceção, senão vejamos:
A citada lei preconiza:
Art. 49. Estão sujeitos à recuperação judicial todos os créditos existentes na data do pedido, ainda que não vencidos. § 1º. Os credores do devedor em recuperação judicial conservam seus direitos e privilégios contra os coobrigados, fiadores e obrigados de regresso. § 2º. As obrigações anteriores à recuperação judicial observarão as condições originalmente contratadas ou definidas em lei, inclusive no que diz respeito aos encargos, salvo se de modo diverso ficar