trabalho de grupo 3 sem
1- INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------4
2- POLÍTICA DE SAÚDE EM DIVISÓPOLIS (REFLEXÃO CRÍTICA)-----------------5
3- CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------------10
4- REFERÊNCIAL TEÓRICO-------------------------------------------------------------------11
1- INTRODUÇÃO
Este trabalho apresenta uma reflexão crítica com base em pesquisa de campo em órgãos públicos e referencial teórico sobre as políticas sociais no município de Divisópolis, elegemos como principal objeto de pesquisa para a confecção deste texto dissertativo a política social de saúde do referido município, através de uma abordagem inicial sobre a formação histórica da cidade e suas principais características elaboramos o perfil do lugar em questão, uma cidade carente, com poucas escapatórias e poucos meios de subsistência, onde a principal fonte de renda é a agricultura e a prefeitura municipal que gere todos os programas sociais enviados pelo Estado e pela União. A proposta é identificar de forma reflexiva a manifestação da questão social e de que forma ela está sendo enfrentada por seus cidadãos e profissionais.
2- Política de Saúde em Divisópolis (Reflexão crítica)
Segundo dados do IBGE (2008), o município de Divisópolis situa-se na mesorregião do Vale Jequitinhonha e na microrregião de Almenara, fazendo limite com a cidade anteriormente mencionada e com as cidades de Mata Verde, Divisa Alegre, Pedra Azul e Encruzilhada na Bahia, tem uma população de 9 938 habitantes. A principal fonte de renda de seus cidadãos é baseada na agricultura cafeeira, com mesclas de outras produções, mas em pequena quantidade.
A história do município tem início com a chegada dos cobradores de impostos Sérgio Chaves e João Antônio Dutra às terras conhecidas como Gerais, em