Ascenção Midiática
O Caminho da Mídia até a Era Moderna
Alisson Bonotto
John B. Thompson (1998), apresenta no início da referida obra, o surgimento da mídia, detentora de grande poder simbólico, seus benefícios e consequências sobre a organização social em que vivemos. No estudo em questão, conhecemos a origem da indústria da comunicação, quem detinha o poder e sua ascensão na sociedade, propriamente dita, até como surgiram os meios midiáticos de hoje. “O desenvolvimento dos meios de comunicação se entrelaçou de maneira complexa com um número de outros processos de desenvolvimento que, considerados em sua totalidade, se constituíram naquilo que hoje chamamos de “modernidade” (THOMPSON,1998), ou seja, Thompson observa o progresso dos meios, desde o surgimento da imprensa no século XV até os modelos mais modernos de comunicação que proporcionou o surgimento das sociedades modernas.
A história da imprensa se entrelaça com a história da sociedade, quando falamos de poder simbólico. Na Idade Média, quem possui o privilégio da escrita e leitura, além de “doutores”, era a própria igreja, e dentro dela, seus aliados. Por isso, nessa época a igreja possuía tantos membros ativos na alta hierarquia, para ter acesso ao estudo. Com esse poder, a igreja difundia seus símbolos religiosos e suas crenças sobre os outros. O que mais afetou a igreja foi o gradual crescimento dos sistemas de educação, desmonopolizando o poder que possuía.
Além do sistema educacional, outro meio que abalou a igreja foi o surgimento da imprensa. Mais pessoas tinham acesso à informação e a outros pontos de vista sociais. Não apenas a igreja, mas todas as instituições de comunicação sofreram significativas mudanças.
O autor analisa os contornos dessa transformação, que até hoje se mostra bastante mutável. O poder simbólico que a criação da imprensa teve, e ainda