As aspirações na infância e adolescencia
Representação gráfica das aspirações na adolescência/infância
Este trabalho tem como objetivo entender as aspirações e sonhos das crianças e jovens, mais especificamente do Rio de Janeiro, através de uma representação gráfica. Com auxílio de profissionais da psicologia analisaremos esses desenhos e buscaremos entender as influências do meio, da família e do grupo na formação da psique destes indivíduos, além de observar as variações sofridas por estas de acordo com sua faixa etária, crença religiosa, e classe econômica.
A influência do sonho, como meio de busca e ascenção tanto social quanto educacional é de inegavel importância. Estas ideias são como essas crianças e jovens traduzem suas projeções de futuro em todas as direções, tanto psicológica, profissional, familiar e em relacionamentos em geral.
O levantamento para este trabalho foi realizado em duas etapas, a primeira foi as visitas a duas Instituições na qual foi proposto o exercício de desenhar aquilo que almejam ou sonham para o futuro, já a segunda etapa constituiu-se em analisar em parceria com psicólogos as representações gráfcas destes indivíduos no intuito de aprofundar nossa compreensão dos aspectos psicológicos que permeiam a vida destas crianças.
É importante esclarecer que por ser uma amostra muito pequena para generalizar essas conclusões, é necessário instigar novos questionamentos relacionados ao tema.
Apresentação do Trabalho O tema escolhido pelo grupo foi o de investigar e comparar os sonhos e aspirações de diferentes faixas etárias. Foi proposto que os individuos traduzissem graficamente em forma de desenhos em uma folha de papel A4 o que mais desejam ou aspiram para o futuro. Esse exercicio foi feito com 13 crianças de 6 anos de idade e 12 crianças de 11 a 14 anos.
Foram visitadas duas instituições que disponibilizaram as crianças e permitiram a realização do trabalho. A primeira foi a Paróquia Nossa Senhora de Loreto, na Freguesia