Asbesto
O amianto é o nome comercial.
O amianto ou asbesto é uma fibra mineral natural sedosa que tem alta resistência agüenta altas temperaturas, não inflamável, tem boa qualidade isolante, durabilidade, flexibilidade, resistente ao ataque de ácidos, e bactérias, facilidade de ser tecida, tem abundância na natureza e baixo custo.Existem o amianto branco, é usado na indústria da construção civil, outras formas de amianto o azul e o marrom - são proibidos em todo o mundo.
Onde ele é usado?
Mais de 3000 produtos contem amianto.
Caixas d água, telhas de cimento amianto, isolamento de aquecedores, forros falso, divisórias, tubulações, lonas, revestimento de embreagem, tecidos e mantas anti-chamas, tecidos para isolamento térmico,. Fitilhos de pacotes, móveis, enfeites de pedra sabão, vasos, cabides, cabos de panela, juntas automotivas, entre tantos outros.
O amianto é também usado em pastilhas para freios de carros, caminhões, ônibus e trens.
Quais as doenças que ele pode causar?
• Asbestose que é o endurecimento lento do pulmão e que causa falta de ar progressiva, cansaço, emagrecimento, dores nas pernas e costas. Não tem cura e progride mesmo que nunca mais se exponha à poeira de amianto. • Câncer de pulmão
• Mesotelioma é tumor maligno que mata em até dois anos após confirmado o diagnóstico. O mesotelioma é uma doença que pode se apresentar até 35 anos após a contaminação.
• Doenças pleurais (placas, derrames, espessamentos, distúrbios ventilatórios) - Embora os médicos digam que sejam "benignas", elas trazem um série de incômodos como falta de ar, cansaço. É doença adquirida no trabalho e pelas condições em que o trabalho se desenvolve.
• Cânceres de faringe e do aparelho digestivo - Já existem muitas provas de que estas doenças se manifestam em que esteve exposto ao amianto.
As formas de contaminação
O perigo do amianto é a possibilidade de inalação das suas fibras que podem se alojar nos pulmões, onde permanecem