Sistem nervoso periférico
O sistema nervoso periférico (SNP) é formado pelos nervos cranianos, espinhais e viscerais, bem como pelos gânglios cranianos, espinhais e autônomos. Origina-se principalmente (mas não somente) da crista neural.
É da crista neural ("neural crest") que se origina a maior parte do SNP
As células sensoriais do SNP são todas originadas da crista neural. Excetuando os gânglios sensitivos do nervo vestibulococlear (VIII), as células sensoriais são pseudounipolares, com dois prolongamentos: um central (para o SNC) e um periférico (para a terminação sensitiva). Os anfícitos – ou células satélites – formam uma cápsula que envolve o corpo dos neurônios aferentes.
No encéfalo em desenvolvimento, as células da crista neural migram para formar os gânglios sensitivos dos nervos trigêmeo (V), facial-intermédio (VII), vestibulococlear (VIII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). A crista neural origina ainda os neurônios multipolares dos gânglios autônomos e as células cromafins, que são células associadas aos gânglios simpáticos.
As fibras motoras – originadas nas placas basais – que saem da medula espinal pelas raízes ventrais dos nervos cranianos começam a aparecer no fim da 4ª semana. Elas formam, juntamente com a raiz dorsal sensitiva, o nervo espinhal misto, que depois se ramifica anterior e posteriormente. No início do desenvolvimento, vários ramos ventrais são unidos por alças de fibras nervosas, principalmente as que suprem os membros.
Nervos Cranianos
Os doze pares de nervos cranianos se formam durante a quinta e a sexta semanas do desenvolvimento. De acordo com sua origem embriológica, classificam-se em três grupos: * Nervos Cranianos Somáticos Eferentes: são os nervos troclear (IV), abducente (VI), hipoglosso (XII) e grande parte do oculomotor (III). Possui axônios distribuídos para os músculos derivados dos miótomos da cabeça. * Nervos dos Arcos Faríngeos: são os nervos trigêmeo (V), facial (VII), glossofaríngeo (IX) e vago (X). Inervam os