Asbesto
O asbesto (da palavra grega ἀσβεστος, "indestrutível", "imortal", "inextinguível"), também conhecido como amianto (do grego αμίαντος, puro, sem sujidade, sem mácula1 ), é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. Trata-se de um material com grande flexibilidade e resistências química, térmica, eléctrica e à tração muito elevadas e que além disso pode ser tecido.
O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde.2 A inalação prolongada de fibras de asbesto pode provocar doenças graves incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose ( um tipo de pneumoconiose). 3 O comércio de asbesto foi restrito ou proibido em muitos países e estados.
Minerais asbestiformes
Crisótilo (verde)
Tremolite asbestiforme sobre moscovita
Os minerais asbestiformes, dos quais fibras de asbesto podem ser extraídas, podem ser classificados em dois grupos:
Grupo
Nome do mineral
Composicão química
Nome-comum
Observações
Serpentina
Crisótilo
(Mg,Fe,Ni)3Si2O5(OH)4
Asbesto branco
Esse é o tipo mais usado na indústria
Anfíbola
Amosite
Fe7Si8O22(OH)2
Asbesto marrom
Amosite é um termo comercial, sinônimo de grunerite.
Crocidolite
Na2Fe2+3Fe3+2Si8O22(OH)2
Asbesto azul
Tremolite
Ca2Mg5Si8O22(OH)2
Actinolite
Ca2(Mg, Fe)5Si8O22(OH)2
Antofilite
(Mg, Fe)7Si8O22(OH)2
As fibras de crisótilo são enroladas enquanto que as fibras de asbesto de anfíbolas são cilíndricas. Os vários minerais do grupo das anfíbolas diferem uns dos outros nos teores de cálcio, magnésio, sódio e ferro neles contidos. Tanto os minerais