Cientistas Negros
Aproximadamente 40 homens escreveram a bíblia. Homens que desempenharam os mais variados tipos de atividades, como: Rei, Governador, Profetas, Boiadeiros, Pescadores, Médicos, Cobradores de impostos, Sacerdotes, etc. Eles escreveram em três continentes: Ásia, África e Europa.
Dizem que a Bíblia foi escrita por cerca de quarenta escritores. Esse número é incerto pelo fato de haver livros de autoria desconhecida como: I e II Samuel, I e II Reis, Ester, Jó (alguns teólogos atribuem a autoria desse livro a Moisés) e Hebreus.
A inspiração da Bíblia é definida como uma influência sobrenatural, exercida pelo Espírito Santo, sobre homens divinamente escolhidos. Quando falamos de inspiração da Bíblia, o primeiro sentimento, que nos vem é que estes homens receberam a revelação de Deus, sem a participação humana, acerca de tudo que está registrado nas páginas sagradas. Este tipo de sentimento não corresponde à realidade. Na verdade, eles foram inspirados por Deus para registrar os acontecimentos históricos, da época em que viviam e também dos que ainda haveriam de acontecer. A forma que eles tiveram foram as mais variados possíveis.
Os livros antigos tinham a forma de rolos (Jr 36:2), eram feitos de Papiro (Ex 2:3; Jó 8:11, Is 18:2) e pergaminho (II Tm 4:13), preparados cuidadosamente pelos escribas, que eram os copistas da Lei. Eram extremamente tradicionalistas, capazes de invalidar a palavra de Deus por causa de suas tradições. O vocábulo “Bíblia” deriva-se do grego “Biblos”, nome dado a folha de papiro preparada para a escrita. Foi primeiramente aplicada às sagradas escrituras por João Crisóstomo no Século IV.
Existem 4 tipos de línguas originais da Bíblia: O Hebraico, o Aramaico e o Grego.
O antigo testamento tem 39 livros, foi originalmente escrito em hebraico, com exceção de pequenos trechos que foram escritos em aramaico.
O antigo testamento pode ser classificado em vários grupos, mas os mais importantes são:
Lei – 5 livros (Gênesis, Êxodo,