Agente quimico asbesto
SENAC - lapa Tito
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
TRABALHO SOBRE AGENTES QUÍMICOS
ASBESTOS/AMIANTO
Diana Pinheiro Gonçalo
São Paulo
Setembro / 2011
Diana Pinheiro Gonçalo
TRABALHO SOBRE AGENTES QUÍMICOS
ASBESTOS/AMIANTO
Trabalho para obtenção de nota da competência agentes químicos apresentado ao professor Vitorino sob a orientação metodológica do mesmo.
São Paulo
Setembro / 2011
Asbesto (amianto) mineral mágico ou maldição?
Formação do amianto:
Acredita-se que o amianto foi formado na pré-história numa fase secundaria da formação da crosta terrestre. Nesse período foi alterado física e quimicamente pela pressão, pelo calor e pela água que lentamente infiltrava na superfície das rochas. Associada ao magnésio e a sílica, a água transformou a rocha hospedeira no que se chama de serpentinito mineral, que se cristalizou nas fendas da rocha mãe, formando veios de fibras paralelas, de 1 a 40 mm de comprimento.
A exploração de Amianto teve inicio no Canadá no fim do século IX, embora haja relatos do uso dessa fibra na antiguidade, onde já era conhecido e utilizado como reforço de utensílios cerâmicos, encontrados em escavações na Finlândia.
O asbesto também conhecido como amianto é um mineral natural encontrado em 2/3 da crosta terrestre. No Brasil, existe em abundância e com alto grau de pureza. São mais de 30 variedades, mas somente seis são utilizadas comercialmente, em mais de 3 mil produtos.
Os seis minerais asbestiformes pertencem a dois grupos principais:
Grupo da serpentina
Crisótilo
Grupo das anfíbolas
Crocidolite, Amosite, Antofilite asbestiforme, Tremolite asbestiforme,
Actinolite asbestiforme.
Amianto crisotila e amianto anfibólio
Existem dois grupos principais de amianto, o crisotila e o anfibólio. O amianto anfibólio possui fibras duras, retas e pontiagudas, além de possuir altas concentrações de ferro em sua composição. Já o amianto crisotila possui