Licenças de software
Primeiramente a licença de Software livre GNU (General Public License) ou simplesmente GPL (Licença Publica Geral), idealizada por Richard Stallman na década de 1980, que também foi o fundador da FSF (Free Software Fundation) e do Movimente Free Software. A GPL é a licença com maior utilização no mundo por parte dos projetos de Software Livres, ela é coberta por quatro liberdades obrigatórias que são de executar, estudar, redistribuir e aperfeiçoar o programa. Os softwares livres podem ser um software comercial.
Em seguida vem a licença de Software Proprietário que possui direitos autorais, impossibilitando a cópia, modificação ou redistribuição de alguma forma pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente para que se possa utilizar, copiar e ter acesso ao código-fonte ou redistribuir será necessário adquirir uma licença tradicionalmente onerosa.
Agora iremos abordar um pouco sobre a licença Freeware ou Software Gratuito, onde o próprio nome já diz, é um programa totalmente gratuito onde não é cobrado nada para obtê-lo, porém na maioria dos casos ele se limita apenas para uso acadêmico, militar, doméstico ou governamental. Não é necessário ter seu código-fonte aberto, proibida a redistribuição, proibido inclui-lo em produtos comerciais, proibido direito de realizar engenharia reversa para entender seu funcionamento e proibido direito de modifica-lo.
Em seguida temos uma licença que pode ser confundida com a Freeware, que é a Adware, que também é um software gratuito, porém possui propagandas para manter seu custo como, banners e Links, mas geralmente eles possuem uma versão paga e sem propagandas.
Falando agora um pouco da licença Shareware, que seus programas têm funcionalidades limitadas onde se paga para obter funcionalidade total ou tem seu tempo para uso limitado onde o programa expira exigindo a compra do produto. Utilizado muito para testes e