As várias visões da psicologia
Durante a leitura de Feldmann a primeira explicação dada sobre Psicologia é de que é uma Ciência dos diferentes tipos de comportamentos humanos, a qual analisa se o meio, a Cultura e a hereditariedade afetam-nos. Então seria interessante definir comportamento humano e processos mentais sendo estes não só meras ações realizadas, como também os pensamentos que passaram durante o processo decisório, suas experiências de vida que o levaram a esse momento e inclusive os processos biológicos pelos quais passou durante esse processo.
Definido isto temos as subdivisões da Psicologia apresentadas pelo autor, e as mais interessantes do meu ponto de vista são: neurociência comportamental, psicologia do acompanhamento, psicologia educacional, psicologia social e psicologia intercultural. Farei então um breve resumo destas preferidas. * Neurociência comportamental: estuda como o cérebro e outros processos biológicos afetam o comportamento humano. * Psicologia do aconselhamento: acompanha os problemas de modo a analisar e melhorar o ambiente escolar, de trabalho e social do paciente.
Psicologia educacional: seus ‘problemas’ se resumem a problemas de aprendizagem, analisando se há ou não melhores formas de aprendizagem. * Psicologia social: estuda como as ações humanas são integradas, levando em conta todas as interações existentes e quais seus reais efeitos. * Psicologia intercultural: avalia as similaridades e diferenças existentes entre uma cultura e outra, explicando certos padrões e costumes por meio desta análise.
A Psicologia é uma Ciência relativamente nova, portanto faz parte das profissões com mercado em franca expansão, porém há um problema já que 62% dos psicólogos do mundo estão somente nos Estados Unidos, levando a uma visão unilateral. Além da questão de ‘poucos profissionais’, os psicólogos podem atuar tanto no campo privado, quanto na área pública, sendo um profissional bastante versátil e útil em todas as organizações.
Iniciando a