Resenha
Subtítulo: Como se enquadra as teorias administração no ambiente de trabalho do profissional da saúde.
Artigo: Teorias administrativas e organização do trabalho: Taylor aos dias atuais influencia no setor saúde e na enfermagem, Florianópolis-july/sept. 2006 – Eliane Matos e Denise Pires.
Resenha elaborada por Marta Franco
“Teorias administrativas e organização do trabalho: de Taylor aos dias atuais, influência no setor saúde e na enfermagem”, inicia nos trazendo uma visão geral da teoria cientifica da administração que aborda principalmente os princípios de planejamento, substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução, principio de preparo aos trabalhadores, selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida,principio de controle controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta e o principio da execução, distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível;Criada por Frederick W.Taylor.
A teoria de Taylor se funde perfeitamente com o conceito de Henry Ford que aplica a tecnologia de linha de montagem e influenciou fortemente todos os ramos de produção.
Dentre toda teoria administrativa temos Max Weber, o fundador da burocracia que buscava a padronização, a criação de normas regulamentadoras, rotinas e procedimentos padronizados, e hierarquia funcional e por fim os direitos e deveres inerentes a cada posição.
Ligando tais princípios a enfermagem, vemos o quanto são fundamentais a enfermagem, pois não se pode “improvisar” quando se está