As teorias e as praticas docentes
Para organização do trabalho pedagógico elegemos o registro reflexivo diário e sistemático, onde os alunos registram e analisam todas as cenas que compõem a complexidade da docência.
Diante de tais objetivos, temos a clareza de que é um trabalho que se encontra em construção diária, pois os atores do processo estão em pleno desenvolvimento de habilidades para escrita reflexiva e sistemática do que vivenciam. Algo que para muitos, pode parecer superado, por se tratar de temas onde os alunos estão sempre sendo trabalhados para tal. Mas no cotidiano da sala de aula, estão constantemente verificando o quanto essas concepções estão equivocadas, pois os alunos ainda estão em processo de aquisição da postura investigativa que são propostas, como profissionais que vêm-se constituindo dia a dia nas nossas salas de aula e sob sua responsabilidade. Sabemos que uma atitude de reflexão, investigação, transformação não é algo novo, não é uma proposta recente, mas a entendemos como uma grande necessidade atual do professor que esta para se formar.
Um bom professor, em primeiro lugar tem que conhecer o conteúdo, e tem que ser treinado para ensinar o conteúdo que precisa ser ensinado. Em outras palavras, ele precisa ter uma ideia muito clara de como ensinar o currículo. Na maior parte dos programas de educação no Brasil, gasta-se muito pouco tempo ensinando os professores a como ensinar o currículo. Seria bem melhor se o professor chegasse à universidade, antes de tudo, com um bom nível de conhecimento e a capacidade de ler bem. Mas esse conhecimento não é muito alto. E não é