Formação docente: desafios entre a teoria e a prática
Existem esforços por conseguir definir os fins da preparação docenteque empreenderam organizações mundiais
No ano de 1993 foi estabelecida oficialmente a Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, financiada pela UNESCO e presidida pelo Sr. Jacques Delors que junto com um grupo de outras 14 eminentes personalidades do mundo inteiro, procedentes de diversos meios culturais e profissionais, dedica a maior parte de seu tempo a propor soluções e alternativas para a educação neste século.
Delors (1994) argumenta que existem quatro pilares sobre os quais descansa a educação em sua tarefa de formar e educar os estudantes e são: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser; compreender estes pilares é primordial se queremos entender a finalidade da educação, é por isto que os descrevo em seguida.
a. Aprender a conhecer
Este pilar alude à dimensão cognitiva do processo educativo, de maneira generalizada atende à concepção tradicional de que a escola é um lugar onde de maneira única e exclusiva se transmitem e adquirem conhecimentos em sua maior parte teóricos.
Aqui Delors se refere a uma das finalidades da escola que é a parte formal e atende o lado intelectual da pessoa, consistindo em adquirir os instrumentos do conhecimento e faz ênfase nos métodos que se devem utilizar para conhecer.
Possibilita aprender a compreender o mundo que nos rodeia ao menos suficientemente para viver com dignidade, desenvolver suas capacidades e comunicar-se com os demais combinando uma cultura geral suficientemente ampla com a possibilidade de aprofundar os conhecimentos num pequeno número de matérias.
O que supõe, ademais, aprender a aprender para poder aproveitar as possibilidades que oferece a educação ao longo da vida.
b. Aprender a fazer
Consiste em preparar alguém para uma tarefa material definida, para que participe na fabricação de algo, este aspecto se prioriza de maneira