As Teorias da Sociedade
DA
SOCIEDADE
Sociologia, Profº Anderson
TEORIAS DE:
ÉMILE DURKHEIM
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais;
A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo , graças ao que se adotava de valores e princípios morais;
As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;
A sociedade esta estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões(conceitos de estrutura).
Divisão de trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social. Desta forma, pode-se chegar ao progresso e avanço para todos.
Fonte:
www.suapesquisa.com/biografias/emile_durkheim.html
TEORIAS DE:
MAX WEBER
A ação racional com relação a um objetivo é determinada por expectativas no comportamento tanto de objetos do mundo exterior como de outros homens e utiliza essas expectativas como condições ou meios para alcance de fins próprios racionalmente avaliados e perseguidos. É uma ação concreta que tem um fim especifico, por exemplo: o engenheiro que constrói uma ponte.
A ação afetiva é aquela ditada pelo estado de consciência ou humor do sujeito, é definida por uma reação emocional do ator em determinadas circunstâncias e não em relação a um objetivo ou a um sistema de valor, por exemplo, a mãe quando bate em seu filho por se comportar mal.
A ação tradicional é aquela ditada pelos hábitos, costumes, crenças transformadas numa segunda natureza, para agir conforme a tradição o ator não precisa conceber um objeto, ou um valor nem ser impelido por uma emoção, obedece a reflexos adquiridos pela prática
Fonte:
Yahoo
TEORIAS DE:
KARL MARX
A Teoria do Valor de Marx
Marx alterou alguns fundamentos da Economia
Clássica, estabelecendo uma distinção entre valor de uso e valor de troca:
Valor de Uso: Representa a utilidade que o bem proporciona à pessoa