TEORIA SOBRE OS FUNDAMENTOS DA SOCIEDADE
Ao Imaginar sociedade automaticamente se imagina duas ou mais pessoas, que se unem a fim de obter um bem comum.
Em uma empresa, pó exemplo, o fim pode ser o lucro. Ampliando esse conceito é possível imaginar uma grande sociedade na qual vários homens agrupados convencionem uma organização a fim de obter algo.
É na sociedade que o estado vai existir, é na sociedade o motivo no qual o estado existe, é a sociedade que vai criar o estado.
A sociedade é um agrupamento humano devidamente organizado que coopera entre si para a realização de um determinado fim, geralmente algo que melhore a vida dos indivíduos que compõem esta sociedade, garantindo a continuidade desta sociedade.
Homem é um animal Político, ao dizer a frase Aristóteles evidenciou a natureza social do homem, segundo ele, o homem precisa viver em sociedade, para ser completo.
A sociedade necessariamente precisa ser um agrupamento humano organizado porque se não houver leis, haverá o caos, e em meio ao caos a sociedade desaparece, precisamos de organização no ambiente estatal.
A sociedade existe com a finalidade de proporcionar melhoras ao indivíduo, para organizar esta sociedade é necessário impor limites é necessário regras, normas contratos sociais para que tenha a organização, esta é a função que o Estado existe.
São três teorias sobre os fundamentos da sociedade, Teoria Organicista, na qual os papeis sociais são bem divididos e, se somados constituem o todo culminando na sociedade, a Teoria Mecanicista possui um viés mais individualista na qual cada individuo age com autonomia e liberdade e a eclética que mescla as duas supracitadas.
A interpretação organicista em apertada síntese, consiste em considerar a sociedade como um corpo dotado de órgãos a desempenhar cada qual sua função especifica em prol de todos ou, nas palavras de Del Vecchio, representa a " reunião de varias partes, que preenchem funções distintas e que, por sua ação combinada,