As teorias da educação
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GEOGRAFIA
RESUMO SOBRE AS TEORIAS TECNISITA, CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS E A PROGRESSISTA DA EDUCAÇÃO.
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013/12
PEDRO PEREIRA CÉSAR
RESUMO SOBRE AS TEORIAS TECNISITA, CRÍTICO-REPRODUTIVISTAS E A PROGRESSISTA DA EDUCAÇÃO.
Trabalho apresentado ao Instituto Superior de Educação, da Faculdade Alfredo Nasser, sob orientação da professora Wellington Pereira como parte dos requisitos para conclusão do curso de Geografia.
APARECIDA DE GOIÂNIA
2013/12
A tendência tecnicista aparece nos Estados Unidos na segunda metade do século XX e foi introduzida no Brasil por volta de 1960 e 1970, onde ficou conhecida como “tecnicismo educacional”. Percebemos que esta educação atua no aperfeiçoamento voltado ao sistema capitalista e que visa a uma escola estruturada a partir do modelo empresarial. Nesta perspectiva, o interesse é produzir indivíduos competentes para o mercado de trabalho baseado em novas tecnologias.
O objetivo principal dessa tendência é adequar à educação as exigências da sociedade industrial e tecnológica, enfatizando a preparação de recursos humanos para a indústria. Os conteúdos de ensino são baseados em informações e princípios científicos de leis, centrada na adaptação do indivíduo ao trabalho. Seus métodos são programados por passos seqüenciados, empregada na instrução programada, nas técnicas de micro-ensino, multimeios e a programação de livros didáticos. Portanto, o método para a transmissão do conhecimento é o taylorista, e tem o objetivo na divisão das tarefas entre os diversos técnicos de ensino e são valorizados os meios didáticos da avançada tecnologia educacional. E a avaliação se baseia na verificação do cumprimento dos objetivos propostos.
Os críticos – reprodutivistas acreditam que a escola formal exerce o papel de reprodutora