Teoria da educação
A investigação recente no ambito da concepção histórico-cultural e da pesquisa cultural para a renovação do campo investigativo e prático da didática.
O projeto visa ampliar e aprofundar contribuições da conceção histórico-cultural de educação e da pesquisa cultural, especialmente das investigações mais recentes, para a didática e as didáticas específicas na perspectiva da educação crítica e das formas de desenvolvimento das competencias e habilidades do pensar. Ocupa-se também, de captar, na produção intelectual dos campos do currículo, da teoria da comunicação, da pesquisa cultural, elementos sociais, culturais, pedagógicos e psicológicos, compatíveis com a concepção histórico-cultural, que possam ser relevantes para a renovação do campo da didática.
INICIO – 2004 Aprendizagem escolar - processos e dificuldades.
Aprendizagem é processo individual que ocorre de odo expecífico em cada sujeito, entretanto, à particularidade subjetiva do ato de aprender correspondem ações pedagógicas coletivas que imprimem ao conteúdo do aprendido sua natureza e sua qualidade. No caso expecífico da aprendizagem escolar, a qualidade pedagógica decorrem da sintonia que se estabelece entre o ato individual e as ações coletivas intencionalmente desencadeadas pelos sujeitos do processo educativo, do coteúdo dessas ações, das condições institucionais e do contexto sócio-cultural de sua realização. Compreendendo deste modo, pretende-se com esta investigação explicitar a natureza pedagógica do processo de aprendizagem escolar, identificando e analisando por meio das ações individuais e coletivas dos agentes escolares, os componentes pedagógicos que imprimem qualidades positivas a este processo, aqueles que o dificultam e as alternativas viabilizadas pela escola para a solução dos problemas de aprendizagem. Os estudos sobre Pedagogia Escolar formulados pelo pensamento educacional contemporâneos serão averiguados por meio do Estado da