As tendencias pedagogicas
O texto tem como objetivo contribuir a presença e avançar no sentido de enunciar e compreender melhor suas relações com as categoriais de análise filosóficas fundamentais que norteiam as linhas de ação-reflexão-ação do homem na dimensão sócio pedagógico categorias esta relacionada (dentro de uma perspectiva de totalidade) com todo o processo de ensino em Educação Física (teoria, métodos particulares, técnicas, instrumentos, etc.). Assim será procurar relacionar as tendências pedagógicas com o IDEALISMO e o METARIALISMO, visando levantar subsídios para aprofundamento no estudo desta temática, como um dos meios de análise necessários ficada na escola pública: acrítica e marginalizada, como produto de uma politica. E finalizando a reflexão sobre a procura de compreensão das finalidades, objetivos, práxis, efeitos psicológicos e sócios – políticos de Educação Física, através de sua historia e, particularmente, de nossa própria prática, tem – nos levado, necessariamente, a abordar o tema à luz do problema fundamental da Filosofia, que se refere aos postulados, considerados de base, para explicar a origem e propriedades da matéria: o idealismo e o Materialismo.
A principal radica no fato de que o universo é composto de ideias que, de uma ou de outra maneira, sempre se antepõem ao real. Criando um dualismo fragmentador e reducionista como exemplos, podemos citar: alma e mente vs corpo, essência vs fenômeno, teoria vs prática, atividade física vs atividade mental, ciência vs filosofia, ciência vs religião etc.). Esse reflexo destas características para o processo educacional e cientifico trouxe como consequência para os planejadores e pesquisadores educacionais.
Considerando a perspectiva de considerar as ciências sociais como um fenômeno “cientificista, preconizando uma biologia mecanicista, uma psicologia behaviorista, uma historia empírica e