Volumetria de neutralização
Resumo
Essa prática teve seu enfoque em observar o princípio da volumetria da neutralização e verificar, experimentalmente, a concentração de uma solução padronizada através de testes realizados em laboratório.
A volumetria de neutralização ou titulometria consiste em um processo de análise de uma substância para que seja determinada a sua concentração, utilizando os volumes medidos das soluções reagentes. Quando a concentração é uma solução desconhecida, chamamos a solução de titulado e quando a concentração é conhecida chamamos de titulante.
O ponto de equivalência é denominado quando a reação, entre duas soluções, é completada, onde toda solução reage e se torna perceptível adicionando uma gota adicional de um titulante, ocasionando assim o ponto de viragem da solução visualizado pelo acréscimo de um indicador durante a titulação.
Ao padronizar uma solução estaremos determinando sua concentração real ou próxima ao real.
Antes da padronização, rotulamos a solução com a concentração que desejamos preparar, onde denominamos de normalidade teórica.
A etapa critica da titulação se encontra na parte final onde se procura localizar o ponto exato para adição do reagente suficiente.
A fenolftaleína é a solução indicadora mais utilizada, pois em meio acido ela é incolor; em meio básico é róseo ou vermelho, a depender da concentração.
A volumetria possui meios positivos a ser descrito: fácil e ágil em sua execução, viabilidade econômica, método de fácil instalação e equipamentos baratos. Porem suas desvantagens esta em: uso em grande quantidade de reagentes, facilidade em ocasionar erros e não há tanta precisão na gravimetria, são exemplos a serem destacados.
Experimental
PARTE I – Padronização de uma solução NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de potássio, (KHC8H404).
PARTE II – Padronização de uma solução HCl 1,0M
Resultado e Discussão
PARTE I – Padronização de uma solução NaOH 0,50 mol L-1 com biftalato de