As tecnologias da educação e as barreiras a serem quebradas.
PEDAGOGIA
Kênea Costa Peixoto
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
Título: As informações do mundo moderno.
Ubá
2013
Kênea Costa Peixoto
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL Título: As tecnologias na educação e as barreiras a serem quebradas.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Currículo Escolar e as Tecnologias em Educação, Políticas Públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Seminários II
Profs. Cyntia Simione, Raquel Franco, Edlaine Vagula, Vilze Vidotti e Laura Célia.
Tutora eletrônica: Claudia Veque Irias
Tutor(a) de sala: Adelina da Silva Dutra.
Ubá
2013
Educação é abrangente, não é uma mera transmissão dos conhecimentos e informações. O trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado na escola e na faculdade, ou seja, os vários modos de formação humana são entendidos também como educação. As condições de algumas escolas hoje são precárias. É difícil falar em gestão inovadora sabendo que a infraestrutura de escola esta deficiente, que os professores são mal preparados e que as classes são barulhentas.
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola.
A LDB 9.394/96 (BRASIL, 1996) define a educação como dever da família e do Estado, de acordo com ela a pessoa é educada para o seu desenvolvimento, para a cidadania e para o desenvolvimento das potencialidades do ser humano.
O surgimento da tecnologia é um processo que se