Computador e Professor
A introdução tecnológica no campo educacional ainda sofre com muitas restrições e desconhecimento pedagógico. Muitos educadores ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática oferece e, nesse sentido, a chave do problema é a formação e preparação dos educadores para adquirirem o conhecimento de como manusear esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola.
A introdução de novas tecnologias na escola tem como objetivo a promoção de novas ações e práticas que não se podem realizar de outras maneiras. O aprendiz, utilizando metodologias adequadas, poderá utilizar estas tecnologias na integração de matérias estanques. A escola passa a ser um lugar mais interessante onde prepararia o aluno para o seu futuro. A aprendizagem foca-se nas diferenças individuais e na capacitação do aluno para torná-lo um usuário independente da informação, capaz de usar vários tipos de fontes de informação e meios de comunicação eletrônica.
É papel das escolas a introdução das novas tecnologias de comunicação e a condução do processo de mudança da atuação do professor e, ainda, a capacitação do aluno para a busca correta da informação em fontes diversas. Entretanto, é necessária a conscientização de toda a comunidade escolar, especialmente os alunos, da importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural.
Hoje podemos ter escolas com seus laboratórios instalados e prontos para o uso, mas, mudanças profundas são necessárias em procedimentos, que começam pela formação de toda a equipe escolar e que esta seja de forma prática e contínua, pois a educação é dinâmica e o nosso compromisso deve