Inserção do computador na prática pedagógica do professor
PROFESSOR: FORMAÇÃO, CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE
PROFESSORES-INSTRUTORES
SILVA
1
, Adriana Rodrigues da – UCDB / UEMS / UNIDERP – adrianarosilva@yahoo.com.br GT: Formação de Professores / n.08
Agência Financiadora: PAPED / CAPES-Brasil
A sociedade atual vivencia um processo de grandes transformações, os avanços científicos e tecnológicos alcançados, especialmente o desenvolvimento das tecnologias digitais como o computador e a internet, potencializaram as possibilidades de comunicação e informação e alteraram as relações entre as pessoas.
Estamos presenciando uma revolução inédita na história da humanidade que se baseia no acesso, processamento e comunicação da informação que é possibilitada pelo contato cada vez mais estreito entre as mentes humanas e as tecnologias digitais.
(Castells, 2000)
Esta nova realidade apresenta constates desafios a forma como fazemos educação na atualidade. Pois, a forma como a escola se apropriará das tecnologias digitais poderá incidir na formação de dois tipos de sujeitos: os críticos capazes de produzir tecnologias contemporâneas ou os consumidores passivos de recursos tecnológicos. Fica evidente que a educação não pode estar alheia a este cenário que pede novas relações de ensino e de aprendizagem principalmente porque estas tecnologias, como o computador, são de natureza diversa dos recursos didáticos até então apropriados pela escola e, portanto suscitam novas metodologias que explorem todo o seu potencial. (Kenski, 2003; Schellemer, 2002)
Almeida (1996) salienta que atualmente os computadores estão em larga escala ocupando espaços na escola, mas ainda não percebemos os impactos das mudanças que poderiam ser causadas pela inserção desta tecnologia no processo de ensino e de aprendizagem. Nesta perspectiva, o professor assume o papel primordial, pois mesmo os mais avançados modelos de softwares – ICAI (Instrução