tecnologia da educacão
É fato que os indivíduos vivem em uma sociedade inédita, comparada aos formatos de sociedade do passado. Dentre os inúmeros e diversos fatores e as várias circunstâncias diferentes, é possível dizer que o que faz com que essa sociedade tenha algumas características distintas das outras são as formas como todos estão se organizando, produzindo bens, comercializando e, ao mesmo tempo, ensinando e aprendendo.
Nesse cenário, a educação (científica e tecnológica) passa a ter notoriedade e é reconhecida como condição fundamental para promoção do desenvolvimento humano. Cabe à escola a função de transformar essa sociedade. Fazê-la avançar em todos os aspectos, sejam eles econômicos, políticos, sociais, culturais ou tecnológicos.
Nesse sentido, Moran (2000) destaca que ensinar e aprender são os maiores desafios enfrentados em todas as épocas e particularmente agora, no momento em que todos estão pressionados pela transição do modelo de gestão industrial para o modelo da informação e do conhecimento.
A partir da compreensão de que a educação deve oferecer uma formação integral, o acesso ao conhecimento e ao uso das novas tecnologias é imprescindível no modelo de sociedade atual, todavia, o acesso a esses conhecimentos não pode estar ausente da escola.
Moran (2000) salienta que a construção do conhecimento na sociedade da informação não é fragmentada, mas, sim, interdependente, interligada, intersensorial e, deste modo, o conhecer, nesse momento, significa compreender todas as dimensões da realidade, captar e expressar essa totalidade de forma cada vez mais ampla e integral.
Para o autor, na sociedade da informação todos estão reaprendendo a conhecer, a comunicar, a ensinar, reaprendendo a integrar o humano e o tecnológico, a integrar o individual, o grupal e o social.
Nesse momento, todos se conhecem mais e melhor, conectando, juntando, relacionando, acessando por todos os caminhos, integrando o conhecimento da forma mais