O Professor Será Substituído Pelo Computador
Ezequiel de Souza Pinto 6º Termo Pedagogia
O professor não será substituído pelo computador, pois o mesmo é uma ferramenta para o professor.
O professor deve superar o paradigma de não aceitar as ferramentas tecnológicas em suas aulas, pois a maioria dos alunos tem um pequeno computador em seus celulares e tablets. Sendo assim inútil tentarmos concorrer com a quantidade e qualidade de informações disponível na Internet. O Google propõe respostas, não faz perguntas. A arte do professor é fazer questionamentos, e não ser um conduíte de informações, mas estimular a consciência crítica para que todos os recursos desse novo mundo sejam utilizados de maneira coerente com o plano de aula proposto.
Na Educação a distância, se o aluno tem uma dúvida muitas vezes ele tem que enviar um e-mail solicitando ao professor esclarecimento, já no ensino presencial essa carência é sanada e compartilhada com os colegas de classe.
O computador irá substituir aquele assunto difícil de o aluno compreender, com uma proposta multimídia de sons e imagens.
Um exemplo disso é a lousa digital, o professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode-se ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual.
Por enquanto o professor não será substituído pela máquina, mas com os avanços científicos fica essa incógnita.