Temas atuais em educação
A inclusão deve atingir não só os portadores de necessidades especiais; ela deve atingir todos os alunos e fazer com que todos participem e aprendam e tem que focalizar o aluno como objetivo de aprendizagem. O professor diante de sua experiência do dia a dia atinge o aluno nas participações e oportunidade iguais nas atividades. O professor é a ponte na educação inclusiva e é necessário obter uma formação adequada, em um processo contínuo e permanente. A formação não ocorre meramente por meio de cursos de graduação, ela tem que ser continuada, com cursos esse é o verdadeiro caminho para garantir a aquisição de competências para uma melhor atuação junto a esses problemas que acontecem em sala de aula.
Há necessidade de mudanças nos cursos de formação de professores em geral, os currículos, devem constar conteúdos que favoreçam as práticas e experiências pedagógicas inclusivas.
Os professores precisam lidar com a diversidade e buscar respostas para as grandes e diferentes necessidades educacionais, buscar conhecimento, adequar o ensino aos interesses e ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, ajudá-lo a prosperar e a ter experiências expressivas.
A diversidade quer dizer várias idéias a serem convividas diariamente, termos e temas diferentes usados juntos ou separados, em algum assunto, lugar ou circunstância e está relacionada aos conceitos de pluralidade, multipluridade diferente ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. No entanto a extinção dos brancos não se resume a raça humana, somos apenas um diferente do outro na cor da pele, a miscigenação atuante vem da interação dos povos e isso significa que barreiras estão sendo quebradas, preconceitos estão sendo solucionados e esse ideal de ter muitos filhos, é pior, cada um pode ter sua opinião, mais filhos significa mais população e o nosso país não está preparado para receber toda essa população. Para Paulo Freire o homem precisa de uma educação que