temas atuais em educação
Lei n° 8.069/90. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. O ordenamento do Artigo 5° é contundente: “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos direitos fundamentais.” O professor do caso acima deveria ter dado atenção a Cássia, repreendido a turma e orientado os alunos sobre o respeito ao próximo e aproveitado a situação para incluir no planejamento palestras e discussões dirigidas por deficientes físicos atletas já adultos contando suas experiências e mobilizando a comunidade escolar para combaterem o preconceito contra os portadores de alguma deficiência.
Questão 02
A humanidade sempre teve reações variadas pelas diferenças que percebiam entre si e os vários povos com os quais tinham contato, daí essas dessemelhanças culturais, políticas, raciais, etc foram construídas ao longo da história. E em relação a diversidade racial, a miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias. Atualmente as mulheres de etnia branca estão tendo no máximo dois filhos, já as pardas que geralmente concentra nas populações menos favorecidas não tem esse controle de natalidade, fazendo com que a população parda seja maior daqui uns anos e continuem sendo menos favorecida, ficando concentradas as riquezas na minoria de raça branca.
Questão 03
Na educação libertadora de Paulo Freire o educador e o educando aprendem juntos numa relação dinâmica e democrática, onde há condições de igualdade entre quem sabe e quem não sabe, entre quem pode e quem não pode e entre quem manda e quem obedece; formando assim educandos que se reconhecem como sujeitos histórico-sociais, capazes de transformar a realidade. A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.