Processo decisório e tomada de decisão
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA: ERGONOMIA
PROFESSOR: EDUARDO
“PROCESSO DECISÓRIO E TOMADA DE DECISÃO”
➢ ALUNOS:
LUCIANA CARVALHO DE ALMEIDA
MARCIO LUIZ DO PRADO
Processo Decisório
O ser humano, ao desempenhar qualquer papel na sociedade ou nas organizações, procura agir de acordo com modelos construídos ao longo de sua vida (experiências/vivências). Estes modelos são utilizados para determinar suas atitudes, escolhas pessoais e a seleção das ações conscientes ou inconscientes, para realizar uma determinada tarefa.
Nas organizações, essas escolhas são constantes, tanto que alguns autores como Ansoff8; Simon9; Braga10; Morgan11, declaram que a essência das atividades administrativas é, fundamentalmente, um processo de tomada de decisão e este, por sua vez, uma atividade eminentemente humana.
Considerando que o racionalismo, estava presente nos estudos de Taylor, pois a teoria administrativa emprega o uso do raciocínio ordenado, separando, descrevendo e prescrevendo cada etapa do trabalho e, segundo Taylor, o ser humano é um ser racional e que o pensamento dos chamados economistas clássicos (Adam Smith, David Ricardo, James Mill) influenciou a Administração Científica (Taylor e Fayol), este homem racional frente a um determinado problema consegue discernir sobre as alternativas de solução e suas conseqüências. Com isso procura-se, sempre, escolher a melhor solução. O homem é um ser deliberativo e age segundo um critério para a escolha da solução que é o lucro pessoal. Ele escolherá a alternativa que maximizará os resultados em termos econômicos.
Posto isto, cabe questionar: qual a importância do processo decisório e por que estudá-lo?
A primeira resposta está no fato de que a ambição da Administração Científica era conhecer as variáveis envolvidas na dinâmica organizacional e, então, controlá-las para atingir o objetivo