Tomada De Decis O
Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão. Enfim, não temos como escapar. Por isso a habilidade de tomar decisões eficazes é uma das competências mais importantes que uma pessoa pode desenvolver. Quando desenvolvemos um modelo bem-sucedido de tomar decisões temos os seguintes ganhos:
Aumento da segurança e da confiança em um momento de decisão;
Cada vez mais as decisões passam a ser tomadas de forma rápida;
Quanto maior a responsabilidade, maior é o impacto das decisões;
Essencial para momentos de crise;
Permite maior competitividade no mercado.
Independente do tipo de decisão a ser tomada, existem dois grandes aspectos que precisam ser considerados para uma boa escolha: pessoas e processos. Pessoas impactam as decisões por seus estilos e características distintas usadas durante os processos. Já o processo de tomada de decisão pode ser usado por qualquer pessoa para melhorar o seu resultado.
O processo é a chave da eficácia na decisão, pois qualquer pessoa pode tomar uma decisão melhor se ela se propuser a seguir um processo bem desenhado. Esse processo divide a decisão em quatro fases:
1. Definição do problema ou da oportunidade
Nessa fase, temos que definir com clareza quais são os objetivos da decisão a ser tomada e os resultados esperados. Parece incrível, mas muitas decisões erradas são tomadas nas empresas porque as pessoas não conversam sobre isso. É nessa fase também que temos que definir quais serão os critérios utilizados para tomar a decisão, especialmente decisões de grupo. É aqui também que definimos quem participa da decisão e como participar. É uma fase que não pode ser pulada nem eliminada.
2. Discussão
Nesse momento do processo recolhem-se todas as informações necessárias. Baseando-se nas mesmas alternativas, identificam-se três ou quatro para serem analisadas e comparadas. É muito importante