Processo Decisório - A decisão tomada por um líder de quebrar a privacidade eletrônica de sua equipe
Módulo: 5
Atividade: Fórum privacidade eletrônica
Título: A decisão tomada por um líder de quebrar a privacidade eletrônica de sua equipe
Aluno: Marcelo Rodrigues de Morais
Disciplina: Processo Decisório Estratégico - MGM
Turma: 149
Introdução
A decisão de uma empresa ou um líder de quebrar a privacidade, o sigilo eletrônico dos seus funcionários é um tema polêmico que divide opiniões de especialistas em várias áreas. Por um lado têm os que defendem a privacidade nas comunicações eletrônicas, tomando como base a constituição brasileira. Por outro lado existem os que defendem que o e-mail corporativo é uma ferramenta de trabalho e o seu uso deve ser exclusivo para suas atividades profissionais.
Como tenho que tomar a decisão sobre um posicionamento do tema, eu sou a favor de que as empresas monitorem as atividades de seus empregados, entre essas atividades também estão incluídos o e-mail corporativo e o uso da internet com os recursos da empresa. Obviamente que esse monitoramento precisa está claro para ambas as partes no momento da contratação do funcionário, constando essa ação da empresa no contrato de trabalho. O meu posicionamento é sobre o monitoramento da empresa. As consequências desse monitoramento, até por se tratar de subjetividade, devem ser analisadas com muita responsabilidade e com ampla imparcialidade dos envolvidos.
Conforme descrito na apostila estudada no curso, nos fatores de influência nos métodos de decisão, os valores, tanto do tomador da decisão quanto da cultura organizacional, e a percepção sobre o contexto sinalizado, são fatores a serem analisados e considerados na decisão, os quais auxiliarão na tomada de decisão das consequências desencadeadas pelo monitoramento feito pela empresa.
Justificativa
Baseio a minha justificativa na questão ética, respondendo três perguntas simples, mas que são fundamentais para identificar se existe alguma atitude antiética nas atividades profissionais, dentre elas o