As Relações Internacionais e suas Instituições
-Instituições internacionais atuam como importantes atores em nossas vidas como a ONU em relação á vida e a paz, a OMC em relação ao comércio, os blocos econômicos e mercados comuns na integração regional, OTAN para segurança regional.
*Evolução e desenvolvimento da cooperação internacional
-Cooperações e instituições:
Regimes internacionais: são específicos de um assunto, visam coordenar a comunicação sobre um problema específico, como comércio e qualidade do ar.
Instituições internacionais: instituições sociais internacionais caracterizadas por padrões comportamentais com base em normas e regras internacionais, que prescrevem papéis de comportamento em situações recorrentes que levam a uma convergência de reciprocidade e expectativas.
Cooperação: requer que as ações de indivíduos ou instituições separadas - que não estão em harmonia pré-existente - estar em conformidade uns com os outros através de um processo de coordenação política.
Porque os países cooperam?
Cooperam porque visam objetivos e interesses comuns. A cooperação entre países e suas instituições internacionais visam estabilidade e benefícios mútuos para ambas as nações envolvidas.
O ator fala das teorias do construtivismo e racionalismo e suas interpretações a cerca do motivo de cooperação.
-Instituições internacionais e suas funções:
O ator trata do período das guerras napoleônicas, em que Bonaparte perdeu em Waterloo e sendo assim, no congresso de Viena as potencias reuniram-se para em um esforço conjunto para buscar a cooperação e o consenso através de um grande número de atores. O Congresso de Viena, no entanto levou a instituição de uma forma muito mais duradoura de cooperação, tais como a Comissão do rio Reno e a condenação da escravidão, confirmando a tendência para o fim do tráfico de escravos transatlântico.
Com a criação da Liga das Nações em 1919, temos uma forma de institucionalização da paz entre as nações,