As Redes Sociais e o Recrutamento através das mesmas
Trabalho Individual na Unidade Curricular de Gestão de Recursos Humanos
Abril 2014
INTRODUÇÃO
Para a concretização deste trabalho, é pedido o comentário a uma afirmação, através do recurso a uma notícia publicada recentemente (ano de 2014) e a artigos ou livros que comentem o assunto a ser abordado. A afirmação a comentar neste relatório será a seguinte:
“As redes sociais servem para ligar pessoas, contudo as empresas têm usado este meio como uma forma de recrutamento e seleção”. A escolha por comentar esta afirmação pode ser justificada pelo desenvolvimento e importância crescentes que as redes sociais têm vindo a alcançar nos últimos tempos. Estas passaram de meios de comunicação entre pessoas para métodos imprescindíveis de contacto e troca de informação entre pessoas e empresas. Como notícia suporte ao comentário da afirmação, será abordada uma notícia publicada pelo Jornal de Negócios intitulada de “Redes Sociais: um pau de dois bicos”.
AS REDES SOCIAIS E O RECRUTAMENTO ATRAVÉS DAS MESMAS
Redes Sociais
As redes sociais on-line são definidas por Boyd e Ellison (2008) como serviços baseados na internet que permitem que os utilizadores construam um perfil público ou semipúblico dentro de um sistema limitado e que oferecem as ferramentas necessárias à interação com outros utilizadores, com os quais partilham interesses comuns.
Recrutamento
O recrutamento é definido como a fase em que é comunicada a necessidade de recursos humanos numa determinada empresa. É encarado como o processo que se inicia com a necessidade de preenchimento de um determinado cargo e termina com o apuramento dos candidatos que detêm o perfil procurado pela empresa (Camara, Guerra, Rodrigues, 2003, citado por Gomes, 2011).
Recrutamento nas Redes Sociais
Como é exposto na notícia acima referida, as redes sociais tornaram-se importantes aliadas de quem procura emprego, funcionando como uma montra onde todas