A influencia da internet em recrutamento e seleção
Hoje a tecnologia está inserida de tal forma no cotidiano das pessoas, direta ou indiretamente, afetando suas escolhas e até mesmo sua imagem pessoal e profissional. Este fenômeno ocorre de maneira mais forte no uso das redes sociais virtuais, nestes locais os usuários têm a chance de mostrar suas características psicológicas, valores, interesses, preconceitos, ambições entre outras particularidades da sua personalidade.
Neste ambiente virtual as agências de emprego aproveitam para observar, monitorar, avaliar e selecionar candidatos a possíveis processos de recrutamento e seleção, considerando o que este expõe em suas redes sociais virtuais. Esta avaliação por parte das agências pode ser positiva ou negativa, tudo depende do conteúdo que é apresentado a ela na página do candidato em potencial.
O processo de Recrutamento e Seleção é considerado essencial para as empresas que buscam se manter em um mercado com alta competitividade. Dessa forma, uma das maneiras de buscar, atrair e selecionar pessoas que se identifiquem com as exigências da organização é utilizar meios de comunicação. De acordo com o desenvolvimento da tecnologia e da internet trouxe novas formas de relacionamentos, comunicação e organização das atividades humanas, como a utilização das redes sociais virtuais.
O uso das redes sociais no processo de recrutamento e seleção pode ser de grande utilidade para identificar os traços da personalidade que os candidatos geralmente tentam mascarar nas práticas convencionais de recrutamento e seleção.
Em sites como, Facebook, Twitter ou Myspace as pessoas tendem a ser elas mesmas e em sua maioria não se melindram em expor desvios de conduta, frustrações ou dificuldades de relacionamento com os colegas de trabalho.
Estes fatores acabam se tornando um diferencial para as empresas que optarem por utilizar as redes sociais nos seus processos de recrutamento e seleção, uma vez que se estes forem realizados de forma errada, deverão ser