As pulsões e seus destinos
Estamos na primeira tópica (1900-1920), cujo o modelo teórico so aparelho psiquico era ICS (princípio do prazer - busca pela satisfação incessante); Pcs-CS (princípio da realidade - alô, se liga, não dá para fazer tudo o que voce quer a todo momento)
- PULSÃO INSTINTUAL ( Ela tem origem interna, não tem satisfação plena, e não podem ser evitadas).
- PULSÃO FISIOLOGICA (Estímulos que podem ser evitados pela ação de fuga, tem origem no mundo externo)
- PRINCÍPIO DO PRAZER : Reguladopor sentimentos pertencentes à série prazer-disprazer, ou seja, sentimentos desagradáveis estão relacinados ao almento dos estímulos e os sentimentos agradáveis estão relacionados a diminuição desses estímulos
- TERMOS UTILIZADOS COM REFERENCIA AO CONCEITO DE PULSÃO: (Pressão, Finalidade, Objeto e Fonte)
- PULSÕES PRIMORDIAIS: Pulsão do ego ou Pulsão de autopreservação e as pulsões sexuais, que estão relacionadas ao grupodescrito como neuroses de transferências (histeria e neurose obsessiva). Na raiz de todas as afecções desse tipo se encontra um conflito entre as exigências da sexualidade e as do ego.
- VICISSITUDE (DESTINO)
Os destinos pelas quais passam as pulsões no processo de seu desenvolvimento deve fica confinados as pulsões sexuais.
- ESSES DESTINOS SERIAM: Inversão ao seu oposto; Reversão (retorno) ao próprio EU; Recalque (um capítulo especifico, separado) e Sublimação (deixou de lado).
Esses destinos podem ser considerados como mecanismos de defesa contraaspulsões. ___________________x_________________ A inversão de uma pulsão em seu oposto implica em 2 processos:
1. Um mudança de atividade para passividade;
2. Um reversão de seu conteúdo
Encontramos exemplos em 2 pares de opostos (Sadismo-Masoquismo; Escopofilia-Exibicionismo)
A Inversão afeta apenas a finalidade das pulsões, ou seja, finalidade ativa (torturar, olhar) é substituida pela finalidade passiva (ser torturado, ser olhado)
O segundo processo