As principais abordagens teórico-metodológicas da ciência política contemporânea e estado e políticas (públicas) sociais
DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA E
ESTADO E POLÍTICAS (PÚBLICAS) SOCIAIS
Cacoal-RO
2012
VALQUIRIA S. COSTA
VALMIR M. N. SALVADOR
AS PRINCIPAIS ABORDAGENS TEÓRICO-METODOLÓGICAS DA CIÊNCIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA E
ESTADO E POLÍTICAS (PÚBLICAS) SOCIAIS
Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus Cacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Introdução a Ciência Política, ministrada pelo professor Bruno Valverde Chahaira.
Cacoal – RO
2012
A ciência política não é uma ciência simples de se entender e de se definir, mas os textos Política Contemporânea e Estado e Políticas (Pública) Sócias, nos ajudam a entender sobre a temática.
No primeiro texto citado, as principais abordagens teórico-metodológico da ciência política contemporâneo, trata de forma geral, das definições do que seja a ciência política, utilizando um referencial teórico dos principais estudiosos e filósofos que contribuíram para o desenvolvimento dessa ciência, tais como: Aristóteles, Maquiavel, Duverger, Chevallier, entre outros.
A ciência política dedica-se ao estado dos fenômenos políticos e da atividade política em geral (que ocorre em todos as organizações como: empresas, sindicatos, igrejas ou organizações sociais). Assim sendo, seu objeto de estudo é o poder e o estado.
A ciência política estuda os fenômenos políticos como são, diferente da filosofia política que estuda, como deveriam ser, forma ideal.
A ciência política ocupa-se do estado, do governo, da administração pública, das relações internacionais, do comportamento político e do estudo de análises políticas, enfim, ela estuda basicamente o poder e suas manifestações.
Nos primórdios da humanidade, detinha o poder aqueles que tinham a força física e com a evolução e o aparecimento de novas tecnologias e surgimento e aparelhamento