A Disciplina da Ciência Política
Danilo Bijos
1
Resumo: Este trabalho trata-se de uma reflexão sobre o espaço acadêmico da ciência política contemporânea. Fazendo um percurso que explora a origem do neoinstitucionalismo, o artigo mostra de que maneira a ciência política surgiu e se estabeleceu entre as ciências sociais bem como suas principais questões de trabalho e desafios metodológicos. Neste sentido, e a despeito da fragmentação, da especialização e da hibridização, é possível visualizar uma estrutura sólida e plural relacionada à disciplina da ciência política.
Palavras-chave: Ciência política. Teoria política. Neoinsitutcionalismo.
Introdução
Ao lado da economia, da sociologia e da antropologia, a ciência política faz parte do panteão das ciências sociais. Todavia, a ciência política ainda permanece como uma área cinzenta entre os cientistas sociais e no ambiente acadêmico de modo geral. Sendo assim, este artigo tem como objetivo central situar a ciência política como disciplina e refletir sobre seus principais debates teóricos e metodológicos no limiar do século XXI.
Para sistematizar as ideias e os argumentos, o texto foi construído a partir de uma pesquisa essencialmente bibliográfica e encontra-se organizado em três seções. A primeira seção apresenta os matizes das diferentes abordagens empregadas pela ciência política. Em seguida, a segunda seção discute os méritos e fragilidades dos métodos e técnicas de pesquisa típicos das ciências sociais. Por sua vez, a terceira seção constitui-se de uma tentativa de identificar as questões de trabalho mais comuns à ciência política bem como suas fronteiras e relações com outras disciplinas.
1
Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade de Brasília (UnB), especialista em Estatística
Aplicada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e mestrando em Ciência Política na
Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é economista concursado e Secretário Municipal do
Planejamento, Orçamento e Controle