Serviço social no brasil
TERÇA-FEIRA, 24 DE FEVEREIRO DE 2009
Serviço Social no Brasil
1- As condições sócio-históricas do processo de profissionalização do Serviço Social no Brasil e suas interpretações. Serviço Social e a produção e reprodução das relações sociais. A natureza do Serviço Social, áreas e campos de atuação profissional. As perspectivas e demandas contemporâneas para o trabalho do assistente social. O mercado de trabalho no Distrito Federal. As formas de organização política e acadêmica dos profissionais de Serviço Social.
2. Questão Social e Serviço Social .O processo de produção e reprodução da questão social na sociedade capitalista. O significado contemporâneo da questão social e a exclusão do acesso aos direitos econômicos, políticos e sociais. As principais formas de expressão da questão social no Brasil, priorizando o desemprego, a precarização das relações de trabalho, o pauperismo, a violência e a luta pela terra. A questão social como matéria prima do exercício profissional.
3. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social , Expansão do capitalismo monopolista e o surgimento do Serviço Social na Europa e nos Estados Unidos. As formas de expressão e enfrentamento da questão social na América Latina, particularmente no Brasil, e a institucionalização do Serviço Social no contexto do capitalismo tardio até a Segunda Guerra. Análise crítica das influências teórico-metodológicas e as formas de intervenção construídas pela profissão.
4. Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social. A expansão do capitalismo sob o padrão fordista-keynesiano de acumulação e regulação: as bases de organização do trabalho e das relações Estado-sociedade até os anos 80. As formas de expressão e enfrentamento da questão social e o Serviço Social. O movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina e no Brasil. Contexto político e o balanço crítico das sistematizações teórico-metodológicas na profissão