As pessoas e as organizações
As empresas descobriram que para sobreviver é necessário que haja o empenho e dedicação das pessoas que ali trabalham, por isso é importante fazer com que elas se sintam felizes trabalhando naquele local. Segundo Bonome (2008), “A liderança é tratada como uma forma de integrar num só objetivo, os interesses de patrões e empregados”. Se a empresa conseguir alinhar os objetivos organizacionais com os objetivos individuais de seus colaboradores, obterá crescimento, qualidade nos seus serviços e lucro, enquanto o funcionário terá qualidade de vida no trabalho, segurança e satisfação pessoal.
Não é tarefa fácil, pois o bom gestor deve além de saber: planejar, organizar, dirigir e controlar - precisa manter os funcionários motivados diariamente, saber basicamente de todos os procedimentos da empresa, enfrentar pressões dos clientes internos e externos e ainda assim se manter calmo e com postura profissional.
A organização que conseguir um gestor que contenha todas essas qualidades com certeza alcançará o sucesso, pois será esse líder que influenciará os funcionários a fazer tudo aquilo que a organização quer para atingir seus resultados, e ainda se sentirão felizes com isso, pois saberão que fazem parte desse sucesso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BONOME, João Batista Vieira. Introdução à Administração. Curitiba: IESDE Brasil,