As pessoas e as organizações
Curso: Gestão de Segurança – 3º. Período
Trabalho de Chefia e Liderança: Mês de Junho 2011 htp://gestaodepessoas2008.blogspot.com/2008/05/chiavenato-idalberto-gesto-de-pessoas-o.html BASES DE PESQUISA http://gestaodepessoas2008.blogspot.com/2008/05/chiavenato-idalberto-gesto-de-pessoas-o.html GESTÃO DE PESSOAS E QUALIDADE - UM NOVO OLHAR
Quarta-feira, 7 de maio de 2008
CHIAVENATO, Idalberto - Gestão de Pessoas – O novo papel dos recursos humanos nas organizações.
“Uma relação de mútua dependência na qual há benefícios recíprocos. Uma relação duradoura simbiose entre pessoas e organizações. Dentro desse contesto, fica difícil estabelecer uma separação entre o comportamento das pessoas e o das organizações.”
Quinta-feira, 8 de maio de 2008
Cultura Organizacional
"Na sociologia o conceito de cultura um sentido diferente do senso comum. Simboliza tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença.
Na filosofia cultura é o conjunto de manifestações humanas que contrastam com a natureza ou comportamento natural.
A principal característica da cultura é o chamado mecanismo adaptativo: a capacidade de responder ao meio de acordo com mudança de hábitos, mais rápida do que uma possível evolução biológica. O. A evolução cultural é mais rápida do que a biológica. No entanto, ao rejeitar a evolução biológica, o homem torna-se dependente da cultura, pois esta age em substituição a elementos que constituiriam o ser humano; a falta de um destes elementos causaria o mesmo efeito de uma amputação ou defeito físico, talvez ainda pior.
Além disso, a cultura é também um mecanismo cumulativo. As modificações trazidas por uma geração passam à geração seguinte, de modo que a cultura transforma-se perdendo e incorporando aspectos mais adequados à sobrevivência, reduzindo o esforço das novas gerações." http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura Como podemos